ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM FÍSICA


(ENADE- Tópicos -termodinâmica-ondas) 

Em geral, o efeito estufa é entendido como o processo pelo qual parte da energia infravermelha – emitida pela superfície do planeta e absorvida por determinados gases atmosféricos – é irradiada de volta, o que torna a temperatura da superfície da Terra mais elevada do que seria sem a presença da atmosfera. Porém, para a termodinâmica, a transferência de calor via condução e convecção é mais efetiva para o aquecimento da atmosfera e, portanto, a radiação infravermelha emitida pela superfície é capaz de aquecer apenas uma fração dos gases atmosféricos radiativamente ativos. Considerando os aspectos termodinâmicos, avalie as afirmações a seguir.

  1. A radiação térmica da atmosfera é resultado da sua temperatura e não a causa.
  2. Uma grande quantidade de radiação superior à energia solar absorvida pela superfície do planeta causa aquecimento adicional da Terra.
  3. A radiação infravermelha resultante da temperatura da superfície do planeta não pode induzir aquecimento adicional sobre a sua fonte.

É correto o que se afirma em

 


II e III, apenas.


I, II e III.


I, apenas.


I e III, apenas.


II, apenas.

(ENADE- Tópicos -termodinâmica-eletricidade) 

No Brasil, as microcentrais hidrelétricas podem ser uma alternativa viável para comunidades isoladas, onde o denominado Sistema Interligado Nacional (SIN) ainda não atende de forma eficaz à demanda por energia elétrica. Essas centrais de pequeno porte trazem benefícios como a diminuição de perdas de transmissão, redução de investimentos para construção de novas linhas e maior confiabilidade ao sistema. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), uma microcentral hidrelétrica possui potência instalada de até 100 kW e eficiência global da ordem de 50%. Suponha que esse limite de potência se encaixe na geração de energia elétrica em um curso d’água situado em um pequeno povoado de 150 habitantes. O curso d’água possui um desnível de 9m de altura e vazão média de 600 litros/s, estimada pelo método experimental do flutuador, que utiliza flutuadores (garrafa plástica, boia, etc.) para determinar a velocidade superficial do escoamento e, a partir do produto dessa velocidade pela área da seção transversal por onde ocorre o escoamento, determina-se a vazão. Considerando as informações acima, a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e a densidade da água igual a 1 000 kg/m³, avalie as afirmações a seguir.

  1. A potência elétrica média gerada pela usina será inferior a 30 kW.
  2. Se a tensão na linha de transmissão for de 69 kV, a energia seria transmitida por essa linha em corrente elétrica de magnitude inferior a 2 A.
  3. Para um consumo per capita mensal igual a 120 kWh, seria possível atender com essa geração de energia todo o povoado.

 

É correto o que se afirma em


I, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.


III, apenas.


II e III, apenas.

(ENADE- Tópico -Eletromagnetismo) A interação entre dois corpos foi historicamente concebida como uma ação instantânea à distância. Por outro lado, ela pode ser pensada como uma ação intermediada por um campo. Considerando que a noção de força está associada à concepção de ação instantânea, avalie as afirmações a seguir.

  1. A existência de ondas eletromagnéticas pode ser definida a partir das concepções de campo eletromagnético e de ação instantânea à distância.
  2. O campo eletromagnético e a força eletromagnética não necessitam de meios materiais entre cargas de uma distribuição para existir.
  3. O campo elétrico depende da posição, enquanto a força eletrostática depende da distância entre a carga-fonte e a carga-teste.

É correto o que se afirma em


I, II e III, apenas.


 I e II, apenas.


I, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.

(ENADE- Tópico -eletromagnetismo) 

Em um experimento de eletromagnetismo, os terminais de um solenoide são conectados aos de uma lâmpada formando um circuito fechado, colocado próximo a um ímã. Podemos movimentar tanto o ímã quanto o solenoide e, como resultado dessa ação, observa-se variação da luminosidade da lâmpada. Slmulador Laboratório de Eletromagnetismo de Faraday. Disponível em: Acesso em: 23 de ago 2011.

Com base nessa situação, avalie as seguintes afirmações.

  1. A luminosidade da lâmpada será tanto maior quanto maior for a velocidade do ímã, correspondendo a uma maior variação do fluxo magnético através do circuito.
  2. A corrente induzida devido ao movimento do ímã em relação ao solenoide pode ser explicada pela força de Lorentz sobre os elétrons livres da espira.
  3. O ato de empurrar o ímã na direção do solenóide produz uma corrente induzida no solenoide cujo campo magnético atrai o ímã. É correto o que se afirma em

 

 


I, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.


I, II, III.

( Fonte- MNPEF- Mecânica)Um trem se desloca ao longo de um extenso trecho retilíneo. O gráfico mostra a posição desse trem em função do tempo. O gráfico mostra que o trem:


aumenta de velocidade durante uma parte do tempo e diminui durante outra parte.


 a aceleração e constante durante todo o movimento


está aumentando de velocidade todo o tempo.


move-se com velocidade constante.


está diminuindo de velocidade todo o tempo.

(ENADE- Tópico -mecânica)

Em um experimento, dois projéteis de mesma massa, um de metal e o outro de borracha, são disparados, sucessivamente, com a mesma velocidade e atingem um grande bloco de madeira no mesmo local, em colisão frontal. Verifica-se que o corpo metálico fica encrustado no bloco, fazendo-o inclinar ao atingi-lo. O objeto de borracha ricocheteia no bloco, retornando com aproximadamente a mesma velocidade e o faz tombar.

Com base nessas informações, analise as seguintes asserções.

Ao ricochetear, a bala de borracha é mais efetiva em derrubar o bloco de madeira.

PORQUE

Na colisão elástica entre a bala de borracha e o bloco de madeira, o impulso transmitido ao bloco é, aproximadamente, duas vezes maior que o impulso resultante da colisão inelástica entre o projétil de metal e o bloco de madeira.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


 A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições falsas.

(fonte MNPEF- magnetismo) As equações de Maxwell na forma diferencial  descrevem as relações locais entre os campos elétrico E e magnético B  e suas fontes. Qual ou quais dessas equações expressa a não existência de monopolos magnéticos?

 


I e III


I


III


IV


II

(Fonte- MNPEF- Optica)

Um professor pediu aos alunos que explicassem por que um canudo dentro de um copo com água parece estar quebrado, como mostrado na figura a seguir:

- Cândida respondeu: Isso ocorre porque a velocidade da luz na água é menor que a velocidade da luz no ar”.

-Josué respondeu; “esse fenômeno se observa pela alteração da frequência da luz quando muda de meio”.

Considerando as duas respostas, é correto afirmar que:

 

 

 

 

 


Apenas a de Josué está certa


Apenas a de Cândida está certa


Ambas estão parcialmente certas.


Apenas a de Josué está parcialmente certa.


Ambas estão incorretas.

(fonte MNPEF- magnetismo) Um imã cilíndrico, uniformemente magnetizado e de momento de dipolo magnético m, tem o seu ponto médio situado no plano do papel e esta orientado perpendicularmente a esse plano, com m apontando para fora do papel. Uma espira circular e mantida fixa nesse plano. Suponha que o imã seja posto em movimento de translação com uma velocidade constante V no sentido do centro da espira, como indicado na figura.

Enquanto o imã se aproxima da espira pode-se afirmar que surgirá uma corrente induzida na espira no sentido


horário, e a espira sofrerá uma força magnética atrativa.


horário, e a espira sofrerá uma força magnética repulsiva.


anti-horário, e a espira sofrerá uma força magnética repulsiva.


anti-horário, e a espira sofrerá uma força magnética atrativa.


horário, e a espira sofrerá uma força elétrica atrativa.

 

(Fonte MNPEF - termodinâmica)

O motor de um automóvel é constituído por um sistema cilindro-gás pistão, no qual ocorrem transformações com a mistura ar-combustível durante quatro etapas (admissão, compressão, explosão-expansão e exaustão). O funcionamento desse motor é um processo cíclico - Ciclo de Otto -, no qual o gás contido em um cilindro com pistão é levado do estado inicial A até o estado B, e retorna ao estado inicial A passando pelos estados CDEB. O diagrama pressão (p) por volume (V) indicado na figura apresenta essa situação.

Sobre o processo cíclico do motor, pode-se afirmar que:


A etapa EB corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta na redução da pressão e do volume dos gases resultantes da explosão.


A etapa EB corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta no aumento do volume  e na redução da pressão fora do cilindro.


A etapa CD corresponde à explosão da mistura ar-combustível, que resulta no aumento do volume e da pressão no interior do cilindro.


A etapa BC corresponde à compressão da mistura ar-combustível, que sofre uma elevação da pressão sem o aumento de sua temperatura.


A etapa AB corresponde à admissão da mistura ar-combustível, que sofre uma expansão no interior do cilindro sem variação da pressão.

Páginas: 12345